O que é um bom professor de EF?
“Dizem-me que, para instruir, é necessário conhecer aqueles que se instruem. Talvez. Mas bem mais importante é, sem dúvida, conhecer bem aquilo que se ensina“
(Alain, 1986)
Esta citação apresenta, na minha opinião, dois aspetos fundamentais para se ser um Bom Professor de Educação Física: “conhecer aqueles que se instruem” e “conhecer aquilo que se ensina”.
O primeiro aspeto salienta a necessidade de um Professor de Educação Física conhecer a turma como um todo, ou seja, como um grupo, sem desvalorizar as especificidades de cada aluno. Tendo em conta que todos aprendem de forma distinta, um bom professor deve-se adaptar às necessidades dos alunos e acompanhar devidamente o seu processo de aprendizagem. Para além disso, deve manter uma boa relação com a turma, sem esquecer que a imposição de limites e a definição de regras são essenciais para que o normal funcionamento da aula não seja comprometido, bem como para o cumprimento dos objetivos que lhes estão subjacentes.
Evocando o segundo aspeto, ninguém ensina aquilo que não conhece, aquilo que não domina. Neste sentido, um bom professor de Educação Física deve possuir um conjunto estruturado de conhecimentos, que lhe permita compreender profundamente aquilo que vai ensinar. É assim essencial ser especializado na área para, desta forma, conseguir construir práticas docentes que conduzam os alunos à aprendizagem.
Por conseguinte, um docente deve estruturar, planear e organizar a aula previamente para conseguir passar aos alunos aquilo que havia determinado. Não obstante, no ensino, as dimensões profissionais cruzam-se inevitavelmente com as dimensões pessoais. Portanto, um bom professor de Educação Física deve preparar também um trabalho sobre si próprio, através da auto-reflexão e da auto-análise para, desta forma, desenvolver capacidades de relação e de comunicação, que acabam por definir um aspeto muito importante que influencia todo o processo de ensino-aprendizagem, o tato pedagógico.
Hodiernamente sabe-se que a atividade pedagógica desempenha um papel social importante no fenómeno educação. A Educação Física assume assim um papel de extrema relevância no aprimoramento do comportamento social, ético e moral, incutindo nos indivíduos valores de extrema importância, tais como superação, autonomia, transcendência, cooperação, entre outros. Como tal, a função de um professor, enquanto elemento da sociedade capaz de moldar o comportamento dos seus alunos, vai para além da sua capacidade de ensinar conhecimentos específicos relativos a uma determinada área científica. Este também desempenha um papel importante na transmissão de valores, normas de conduta e princípios, que possibilitam a integração dos alunos na escola mas, sobretudo, na sociedade.
Por fim, um bom Professor de Educação Física deve saber trabalhar em equipa, aprendendo com os colegas mais experientes através do diálogo e do esclarecimento de dúvidas. Apesar da existência de um corpo coletivo ser praticamente indissociável desta profissão, é também necessário ser autónomo, criativo e inovador.
A sede de conhecimento, para um profissional desta área, jamais deverá ter fim, pois é algo mutável e, por isso, deverá ser sujeito a uma constante atualização e aperfeiçoamento, que são conseguidos através de práticas repetidas, da investigação e da própria experiência num contexto ensino-aprendizagem.
“Ser professor é como uma peça de teatro, por isso educa, reeduca, aprende, apoia, e adapta-te ao teu papel, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos!”